Institucional
15 de April de 2019

Novos comitês reforçam governança da FAPES

Grupos assessoram a Diretoria Executiva e Conselho Deliberativo na gestão de riscos, decisões de investimentos e nas auditorias contábeis

Três novos comitês de assessoramento à gestão estão em funcionamento na FAPES, reforçando a governança da Fundação. Em cada grupo, são acompanhados temas sobre a gestão de riscos, os investimentos e as auditorias contábeis da Fundação. Os novos colegiados se juntam ao já existente Comitê de Ética e Compliance.

Entre suas atribuições, os comitês são responsáveis pelo monitoramento das atividades e do cumprimento da legislação em vigor, além de sugerir diretrizes e avaliar necessidades de adequações. As propostas são encaminhadas para a validação da Diretoria Executiva e do Conselho Deliberativo, conforme o caso. 
Conheça os novos comitês e suas funções:

Comitê de Gestão de Riscos: criado em conformidade com a Resolução 4.661/2018 e a Instrução Normativa da PREVIC nº 06/2018. Visa monitorar, revisar políticas e auxiliar na definição, gestão e estabelecimento de limites de exposição a riscos financeiros (crédito, mercado e liquidez) e operacionais da Fundação. É coordenado pelo Gerente Executivo de Compliance e Controles Internos, Vinicius Pinho. Os demais integrantes são Rodrigo Uchoa Cavalcanti Costa, Eduardo Tavares Pereira e Acácio Torres da Silva.
 
Comitê de Auditoria: criado em atenção à Resolução CNPC nº 27/2017 e considerando a Instrução Normativa PREVIC/DICOL nº 03/2018. É vinculado ao Conselho Deliberativo e tem a missão de revisar e opinar sobre as demonstrações contábeis da FAPES, recomendar a contratação ou destituição de auditoria independente, informar ao Conselho eventuais divergências, entre outras funções. Tem a coordenação de Carlos Frederico Rangel de Carvalho Silva, funcionário do BNDES.  Os demais integrantes são José Antônio Felgueiras da Silva e José Wagner Morais de Paiva.

Comitê de Assessoramento aos Investimentos: tem caráter consultivo e apoia a alta direção nas decisões relativas aos investimentos dos recursos garantidores. É coordenado por Alexandre de Toledo Vieira, colaborador da FAPES, e integrado por dois membros suplentes do Conselho Deliberativo e por dois membros independentes: Alexandre Póvoa, gestor de recursos e autor de livros em finanças, com MBA em finanças pela NYU Stern School of Business; e Bruno Cara Giovannetti, Ph.D em economia pela Columbia University e professor da Escola de Economia da FGV-SP.
 

Tópicos relacionados

Institucional

Você também pode se interessar por:

Institucional

21 de May de 2019

Rodolfo Torres dos Santos será o novo Diretor de Seguridade da FAPES

Nomeação foi definida pelo Conselho Deliberativo no dia 21 de maio

Ler notícia
Institucional

15 de April de 2019

Centenas de usuários recebem notícias da FAPES pelo WhatsApp

Serviço é gratuito e mantém participantes informados sobre os planos de previdência e de saúde. Cadastre-se!

Ler notícia
Institucional

15 de February de 2019

Conecte-se com a FAPES pelo WhatsApp

Envie uma mensagem para o número (21) 99451-8883 e receba as novidades da Fundação diretamente no seu celular

Ler notícia
Institucional

13 de February de 2019

FAPES organiza evento "Retrospectiva 2018"

Evento ocorre no dia 18 de fevereiro, no auditório do BNDES

Ler notícia
ver todas as notícias